Sou o melhor Líder que posso ser?

Sou o melhor Líder que posso ser?

Os habituais artigos sobre liderança

Inúmeros artigos de liderança tentam ensinar aos líderes o que fazer, como exercer a arte da liderança, como ser um líder de sucesso… Não pretendo fazer isso!

Não acredito em fórmulas mágicas que sirvam a todos, porque você é diferente de todos os outros.

Cada líder tem características únicas

Enquanto líder, faz o que julga ser o melhor para a sua equipa, o que pensa que trará melhores resultados para a sua organização, o que pensa que é suposto fazer, verdade? Então, não há motivos para ser tão duro consigo próprio.

Liderar pode ser um lugar bem isolado. Quantas vezes se sentiu sozinho, incompreendido, exausto e frustrado por ninguém entender as suas posições? Quero que saiba que não está sozinho. Todos os lideres em algum(ns) momento(s) da sua carreira se sentiram assim.

Liderar implica tomar decisões, muitas delas difíceis. Liderar implica pensar na “big picture” em vez de apenas numa situação especifica. Liderar exige antecipar as implicações que, no futuro, trará cada decisão, sem pensar apenas no imediato. Logo, muitas vezes será mal-entendido por quem vive apenas “no aqui e agora”.

Não pretendo com este texto (tal como não o faço em nenhum treino de liderança) conduzi-lo para um determinado estilo. Não o faço porque isso significaria levá-lo a abdicar das suas qualidades, a limitar o seu potencial, a tentar torná-lo num líder igual aos outros, sem respeitar a sua essência. 

Mas há pontos que merecem a sua reflexão...

Sei que está a fazer o que julga ser melhor, por isso, tem todo o meu respeito.

Assim, o meu convite é para que reflita sobre alguns pontos, que não se culpe e que escolha o seu caminho, garantindo que é a melhor versão de si próprio e não mais um “líder feito à medida do que os pseudo gurus acham que deve ser um líder”.

1º Ponto de Reflexão

Sei que está atento aos resultados da sua equipa e que se esforça para os melhorar a cada dia. Mas, será que consegue enumerar 3 características positivas em cada elemento que lidera? E será que está a utilizar essas características individuais de modo a exponenciar os resultados da equipa como um todo?

Tal como você é diferente dos outros líderes que conhece, também cada elemento da sua equipa tem características próprias. Uns são fantásticos a exercer determinadas tarefas, pois são estruturados, organizados, seguem processos com imensa facilidade (aliás, adoram processos), outros são fabulosos a improvisar, bem flexíveis e solucionam imprevistos com grande naturalidade. Estará a aproveitar estas características de cada um, ou a tentar que sejam todos idênticos, castrando as suas mais-valias?

Sei que é mais fácil liderarmos pessoas parecidas connosco, porque as entendemos bem. Mas, pessoas diferentes de nós podem acrescentar muito à nossa liderança, pois dão à equipa algo que nós próprios não conseguiríamos dar.

Quando comecei a liderar, aos 24 anos, ainda sabendo pouco desta área do comportamento humano, criei uma metodologia que me foi muito útil: tinha um caderno com uma página dedicada a cada elemento que liderava e, diariamente, ia escrevendo as suas qualidades, pontos de aperfeiçoamento, como reagiam ao elogio ou à chamada de atenção, como atuavam perante um novo desafio, como se sentiam com o aumento da responsabilização, etc.

Ao final de 6 meses, conhecia cada um como a palma das minhas mãos e tornou-se muito fácil fazer com que cada um usasse o seu máximo potencial, sentindo-se respeitado e feliz no trabalho!

Hoje em dia, com as ferramentas de profiling não precisa de 6 meses para saber como liderar cada elemento da forma que gosta de ser liderado e como aproveitar o melhor de cada um, criando uma relação de confiança com quem lidera: no Retiro de Liderança SWAT, ensinamos-lhe esta ferramenta em 6 dias!

2º Ponto de Reflexão

Tem olhado para si próprio com “olhos de ver”? Como está a sua saúde? Como se sente com o seu corpo? Como está o seu Relacionamento (caso exista)? Quanto tempo tem dedicado ao(s) seu(ua/s) filho(a/s)? Como está a sua Relação com a sua família, amigos, conhecidos? Está a reservar tempo para se divertir? Está a guardar tempo para pensar em si e no seu desenvolvimento pessoal?

Quando nos sentimos equilibrados somos pessoas muito melhores, mais leves, mais felizes, “mais humanas”.

Ao assumir a responsabilidade de liderar equipas, muitos líderes pensam que têm de abdicar da sua vida pessoal. Estão convencidos que trabalhar até à exaustão é a solução para fazerem tudo o que têm de fazer e que é isso que a organização espera deles.

Vamos pensar em conjunto? Responda verdadeiramente para si próprio às seguintes questões:

 

a) Quando está exausto, tem paciência para “olhar” para quem lidera e, verdadeiramente, escutar as suas ideias e propostas ou limita-se a transmitir o que pretende que façam?

b) Quando está exausto, tem paciência para escutar as questões que preocupam quem lidera (sejam elas pessoais ou profissionais), fazendo-os sentirem-se apoiados ou adia cada conversa que pensa ser menos objetiva para outro momento (que, por acaso nunca chega pois está sem tempo)?

c) Quando está exausto, pensa com clareza e consegue tomar as melhores decisões?

d) Quando se sente sozinho, triste, incompreendido (sim, os líderes também são humanos, logo, também experienciam este género de emoções), consegue verdadeiramente motivar cada elemento que o rodeia, ou segue apenas as supostas fórmulas de motivação?

 

A verdade é que para darmos o melhor de nós aos outros (isto é liderança), precisamos de estar no nosso melhor!

No Retiro de Liderança SWAT, proporcionamos-lhe experiências diversificadas de desenvolvimento pessoal, que lhe permitirão encontrar a fórmula que fizer mais sentido para si, de modo a sentir completo, equilibrado e feliz. Só estando bem consigo próprio, pode ajudar quem o rodeia.

3º Ponto de Reflexão

Convido-o, agora, a olhar para si… Quais as suas maiores qualidades?

Não é por acaso que está a liderar uma equipa! Que qualidades lhe reconheceram para tal?

Que qualidades lhe reconhecem as pessoas da sua família?

Quais as qualidades que fazem os seus amigos gostarem de si?

Estas são as suas maiores ferramentas! Não tem de ser um líder igual a qualquer outro. O que o mundo precisa, o que a sua organização necessita, o que pode beneficiar a sua equipa, são essas qualidades! Colocar as suas qualidades ao serviço da liderança é a melhor forma de contribuir para os resultados da sua equipa, da sua organização e de todos os que consigo se cruzam.

Ao ser fiel a si próprio, estará a respeitar-se e a criar energia suficiente para influenciar positivamente quem o rodeia. Ao ser fiel a si próprio estará disponível para aceitar as diferenças de quem o rodeia e preparado para encontrar a melhor forma de colocar essa diferença ao serviço do todo.

Invista em ser a melhor versão de si próprio!

Cada líder é um líder, tal como cada colaborador é um colaborador.

Defendo que o segredo das equipas de sucesso é terem líderes capazes de se conhecer e respeitar a si próprios, utilizando as suas características individuais ao serviço das organizações e de cada elemento que lideram.

Então, invista em ser a melhor versão de si próprio, não queira ser outro qualquer!

Eu e a SWAT Team, estamos disponíveis para o ajudar nesta descoberta, foi para isso que criamos o Retiro de Liderança. Se sentir que chegou a hora de descobrir e utilizar todo o seu potencial, inscreva-se no Retiro de Liderança SWAT que nós estaremos totalmente comprometidos com o seu desenvolvimento pessoal e profissional!   

MAGAZINE

Conheça as nossas ferramentas:

Os especialistas da SWAT ensinam a sua equipa a seguir uma metodologia que permite entender cada cliente e colaborador, começando por identificar as caraterísticas da respetiva personalidade!

Criamos uma nova ferramenta de consultoria: a SWAT apoia-o na estruturação das suas equipas, tendo em vista a combinação de perfis mais adequada para aumentar a produtividade e satisfação dos seus colaboradores.

Transformação e crescimento são as palavras mais utilizadas pelos participantes para descrever os Retiros SWAT. Estes novos retiros, centrados na utilização das ferramentas de Profiling, promoverão uma profunda mudança na sua vida profissional e pessoal

Subscreva a nossa newsletter

Somos o seu especialista em Profiling!

A SWAT assume-se como líder em Profiling e garante, efetivamente, a apresentação de resultados pessoais e profissionais!

Siga-nos em:

SWAT® - ©copyright 2018
powered by euDigital