A Gestão do Talento está na ordem do dia e constitui um desafio constante para as organizações.
Trata-se de um assunto que tem vindo a crescer em relevância para a Gestão, porém na realidade, as temáticas associadas a esta grande matéria já andavam por aí; não estamos propriamente a falar de algo completamente novo.
O que aconteceu foi que, nas últimas décadas, a gestão do talento apoiou-se em práticas pouco consistentes ou sistematizadas contribuindo para desequilíbrios entre excesso de talento ou a falta dele. Recentemente, porém, as organizações passaram da discussão à ação e a Gestão do Talento começou a afirmar-se, gradualmente, como uma prática de gestão de desempenho altamente respeitada.
O talento de uma organização está cimentado nas suas pessoas e, mais especificamente, naquilo que elas trazem ao sistema organizacional. O talento vai determinar quão eficiente (ou não) uma empresa é.
A gestão de talentos constitui o esforço organizacional combinado para atrair, desenvolver e manter colaboradores e as empresas estão cada vez mais a competir por talento.
A gestão de talentos é eficaz sempre que uma organização recruta e envolve uma série de pessoas com diferentes competências ou conjunto de competências fundamentais para a inovação, o desenvolvimento, a promoção e a venda de produtos ou serviços inesquecíveis dessa organização.
Consequentemente, sempre que uma organização é bem-sucedida na gestão do seu talento consegue atingir as metas e objetivos estratégicos essenciais para alcançar, rapidamente, uma vantagem competitiva no mercado.
Uma das tendências mais seguidas no desenvolvimento organizacional hoje em dia é a integração do treino/formação com a gestão de talentos. O talento continuará a usufruir de um lugar de destaque nas prioridades daqueles que gerem PESSOAS e a formação constituirá, cada vez mais, uma das principais estratégias de gestão de talentos.
"O talento vai determinar quão eficiente (ou não) uma empresa é"
Salientamos, ainda assim, que o desenvolvimento de talentos não envolve apenas programas de treino/formação. Os programas de treino/formação são uma excelente forma de apoiar as pessoas no desenvolvimento de uma competência específica, contudo, as organizações devem criar oportunidades de aprendizagem e ferramentas para que elas avancem nas suas carreiras em geral.
O objetivo do desenvolvimento de talentos consiste em criar uma atmosfera de trabalho na qual pessoas talentosas possam continuar a crescer e aprender e pode ser a chave para atrair novo talento de que necessita pois é sabido que os trabalhadores qualificados procuram empresas conhecidas por oferecer oportunidades de desenvolvimento.
Sendo assim, importa destacar:
- Treino/formação - abordagem sistemática que visa potenciar o conhecimento, as competências e as atitudes dos colaboradores a fim de melhorar a sua capacidade de desempenhar o seu trabalho;
- Gestão de talentos - processo mais lato que visa preparar colaboradores e líderes para responsabilidades futuras.
Podemos, ainda assim, concluir que o treino/formação é um segmento vital que une todos os processos da gestão de talentos desde o recrutamento até à gestão do desempenho, passando, naturalmente, pela liderança – sendo que o talento potenciará líderes!
Talento e Treino
O talento pode ser desenvolvido ou é puramente inato? Conseguimos transformar um colaborador com desempenho mediano num colaborador de alto desempenho? Como podem as organizações descobrir e reforçar talentos?
A verdade é que o talento é passível de ser desenvolvido e aperfeiçoado. Programas de treino/formação são lugares ideais para afinar talentos!
O treino/formação pode ajudar os colaboradores a tornarem-se excelentes nos seus trabalhos, a ajudá-los a perceber o seu talento e a desenvolver competências para um melhor desempenho. Isso é particularmente verdade para colaboradores que, por exemplo, possam ter excelentes competências de liderança, mas necessitem de aperfeiçoar as suas competências técnicas ou vice-versa.
O treino/formação alimenta uma cultura de aprendizagem. Os negócios hoje em dia movimentam-se rapidamente. À medida que os mercados mudam e os avanços tecnológicos se fazem sentir, as lacunas nas competências também se tornam, frequentemente, mais visíveis.
As empresas que prosperam são aquelas que conseguem ser ágeis e adaptáveis – ou seja, são as empresas que “aprendem” – e cujos gestores e líderes de formação entendem que a aprendizagem acontece em todo o lado e vai muito para além das práticas de aprendizagem tradicionais.
Quando a formação é negligenciada nas estratégias de Gestão de Talentos
Infelizmente, o treino/formação nem sempre beneficia da prioridade que merece. Quando uma empresa está apenas focada em oportunidades de crescimento, tende a ignorar o impacto negativo que a ausência de um processo de gestão de talentos acabará por produzir, precisamente por minimizar o desempenho.
Noutras situações, os gestores não têm apoio suficiente ao nível do desempenho organizacional o que os impede de entender como as lacunas de competências podem vir a limitar o crescimento.
Muitas empresas ainda, negligenciam o treino/formação ou desperdiçam dinheiro em programas inadequados sem acompanhamento posterior e sem medir se o mesmo produz diferença nos resultados de negócios e/ou se leva a um retorno sobre o investimento.
Como tornar o treino eficaz?
Qualquer empresa que pretenda praticar uma verdadeira estratégia de gestão de talentos deve, imperativamente, implementar e possuir práticas de treino eficazes; aqui, o método de entrega, a qualidade do conteúdo do treino/formação e a frequência com que é levado a cabo são questões prioritárias.
Veja como a SWAT o poderá ajudar ao proporcionar uma gama de treinos, tanto na área das vendas como do serviço, que visam o desenvolvimento das pessoas, das suas competências em determinada função, mas acima de tudo, o desenvolvimento do seu potencial e do seu talento.
Somos diferentes porque:
- Descobrimos detalhadamente onde estão as suas lacunas em termos de competências e quem precisa especificamente de ser treinado;
- Propomos programas de treino/formação específicos e orientados que eliminam essas fraquezas e potenciam o desenvolvimento organizacional;
- Garantimos que os seus colaboradores têm condições para aplicar as suas novas competências, recebem apoio e feedback e têm tempo suficiente para melhorar o seu desempenho;
- Asseguramos que todos os dados e análises de talentos estão alinhados estabelecendo objetivos de formação que se cruzam com as prioridades da organização.
Convidamo-lo a ponderar sobre o papel que o talento representa na sua empresa/organização.
Garanta que obtém o treino certo e terá ganho uma vantagem na gestão dos seus talentos.
Autor: Paula Serra