Treino: Crucial na Gestão do Talento

Treino: Crucial na Gestão do Talento

A Gestão do Talento está na ordem do dia e constitui um desafio constante para as organizações.

Trata-se de um assunto que tem vindo a crescer em relevância para a Gestão, porém na realidade, as temáticas associadas a esta grande matéria já andavam por aí; não estamos propriamente a falar de algo completamente novo.

O que aconteceu foi que, nas últimas décadas, a gestão do talento apoiou-se em práticas pouco consistentes ou sistematizadas contribuindo para desequilíbrios entre excesso de talento ou a falta dele. Recentemente, porém, as organizações passaram da discussão à ação e a Gestão do Talento começou a afirmar-se, gradualmente, como uma prática de gestão de desempenho altamente respeitada.

O talento de uma organização está cimentado nas suas pessoas e, mais especificamente, naquilo que elas trazem ao sistema organizacional. O talento vai determinar quão eficiente (ou não) uma empresa é.

A gestão de talentos constitui o esforço organizacional combinado para atrair, desenvolver e manter colaboradores e as empresas estão cada vez mais a competir por talento.

A gestão de talentos é eficaz sempre que uma organização recruta e envolve uma série de pessoas com diferentes competências ou conjunto de competências fundamentais para a inovação, o desenvolvimento, a promoção e a venda de produtos ou serviços inesquecíveis dessa organização.

Consequentemente, sempre que uma organização é bem-sucedida na gestão do seu talento consegue atingir as metas e objetivos estratégicos essenciais para alcançar, rapidamente, uma vantagem competitiva no mercado.

Uma das tendências mais seguidas no desenvolvimento organizacional hoje em dia é a integração do treino/formação com a gestão de talentos. O talento continuará a usufruir de um lugar de destaque nas prioridades daqueles que gerem PESSOAS e a formação constituirá, cada vez mais, uma das principais estratégias de gestão de talentos.

"O talento vai determinar quão eficiente (ou não) uma empresa é"

Salientamos, ainda assim, que o desenvolvimento de talentos não envolve apenas programas de treino/formação. Os programas de treino/formação são uma excelente forma de apoiar as pessoas no desenvolvimento de uma competência específica, contudo, as organizações devem criar oportunidades de aprendizagem e ferramentas para que elas avancem nas suas carreiras em geral.

O objetivo do desenvolvimento de talentos consiste em criar uma atmosfera de trabalho na qual pessoas talentosas possam continuar a crescer e aprender e pode ser a chave para atrair novo talento de que necessita pois é sabido que os trabalhadores qualificados procuram empresas conhecidas por oferecer oportunidades de desenvolvimento.

Sendo assim, importa destacar:

  • Treino/formação - abordagem sistemática que visa potenciar o conhecimento, as competências e as atitudes dos colaboradores a fim de melhorar a sua capacidade de desempenhar o seu trabalho;
  • Gestão de talentos - processo mais lato que visa preparar colaboradores e líderes para responsabilidades futuras.

Podemos, ainda assim, concluir que o treino/formação é um segmento vital que une todos os processos da gestão de talentos desde o recrutamento até à gestão do desempenho, passando, naturalmente, pela liderança – sendo que o talento potenciará líderes!

Talento e Treino

O talento pode ser desenvolvido ou é puramente inato? Conseguimos transformar um colaborador com desempenho mediano num colaborador de alto desempenho? Como podem as organizações descobrir e reforçar talentos?

A verdade é que o talento é passível de ser desenvolvido e aperfeiçoado. Programas de treino/formação são lugares ideais para afinar talentos!

O treino/formação pode ajudar os colaboradores a tornarem-se excelentes nos seus trabalhos, a ajudá-los a perceber o seu talento e a desenvolver competências para um melhor desempenho. Isso é particularmente verdade para colaboradores que, por exemplo, possam ter excelentes competências de liderança, mas necessitem de aperfeiçoar as suas competências técnicas ou vice-versa.

O treino/formação alimenta uma cultura de aprendizagem. Os negócios hoje em dia movimentam-se rapidamente. À medida que os mercados mudam e os avanços tecnológicos se fazem sentir, as lacunas nas competências também se tornam, frequentemente, mais visíveis.

As empresas que prosperam são aquelas que conseguem ser ágeis e adaptáveis – ou seja, são as empresas que “aprendem” – e cujos gestores e líderes de formação entendem que a aprendizagem acontece em todo o lado e vai muito para além das práticas de aprendizagem tradicionais.

Quando a formação é negligenciada nas estratégias de Gestão de Talentos

Infelizmente, o treino/formação nem sempre beneficia da prioridade que merece. Quando uma empresa está apenas focada em oportunidades de crescimento, tende a ignorar o impacto negativo que a ausência de um processo de gestão de talentos acabará por produzir, precisamente por minimizar o desempenho.

Noutras situações, os gestores não têm apoio suficiente ao nível do desempenho organizacional o que os impede de entender como as lacunas de competências podem vir a limitar o crescimento.

Muitas empresas ainda, negligenciam o treino/formação ou desperdiçam dinheiro em programas inadequados sem acompanhamento posterior e sem medir se o mesmo produz diferença nos resultados de negócios e/ou se leva a um retorno sobre o investimento.

Como tornar o treino eficaz?

Qualquer empresa que pretenda praticar uma verdadeira estratégia de gestão de talentos deve, imperativamente, implementar e possuir práticas de treino eficazes; aqui, o método de entrega, a qualidade do conteúdo do treino/formação e a frequência com que é levado a cabo são questões prioritárias.

Veja como a SWAT o poderá ajudar ao proporcionar uma gama de treinos, tanto na área das vendas como do serviço, que visam o desenvolvimento das pessoas, das suas competências em determinada função, mas acima de tudo, o desenvolvimento do seu potencial e do seu talento.

Somos diferentes porque:

  • Descobrimos detalhadamente onde estão as suas lacunas em termos de competências e quem precisa especificamente de ser treinado;
  • Propomos programas de treino/formação específicos e orientados que eliminam essas fraquezas e potenciam o desenvolvimento organizacional;
  • Garantimos que os seus colaboradores têm condições para aplicar as suas novas competências, recebem apoio e feedback e têm tempo suficiente para melhorar o seu desempenho;
  • Asseguramos que todos os dados e análises de talentos estão alinhados estabelecendo objetivos de formação que se cruzam com as prioridades da organização.

Convidamo-lo a ponderar sobre o papel que o talento representa na sua empresa/organização.

Garanta que obtém o treino certo e terá ganho uma vantagem na gestão dos seus talentos.

Autor: Paula Serra

MAGAZINE

Conheça as nossas ferramentas:

Os especialistas da SWAT ensinam a sua equipa a seguir uma metodologia que permite entender cada cliente e colaborador, começando por identificar as caraterísticas da respetiva personalidade!

Criamos uma nova ferramenta de consultoria: a SWAT apoia-o na estruturação das suas equipas, tendo em vista a combinação de perfis mais adequada para aumentar a produtividade e satisfação dos seus colaboradores.

Transformação e crescimento são as palavras mais utilizadas pelos participantes para descrever os Retiros SWAT. Estes novos retiros, centrados na utilização das ferramentas de Profiling, promoverão uma profunda mudança na sua vida profissional e pessoal

Subscreva a nossa newsletter

SWAT® - ©copyright 2018
powered by euDigital