Hoje em dia, a Gestão e as Ciências Psicossociais estão cada vez mais integradas, facilitando o diagnóstico quanto às necessidades de cada equipa. Por isso, as organizações mais evoluídas socorrem-se do Profiling comportamental, para harmonizarem as suas equipas rumo ao sucesso.
Por vezes, basta mover uma peça do puzzle para que a eficiência da sua equipa melhore substancialmente; outras vezes, é apenas necessário apoiar o desenvolvimento de determinadas competências em alguns elementos; mas, em alguns casos, são necessárias mudanças maiores.
O nosso processo de Consultoria assenta em dois grandes alicerces:
O diagnóstico, ou assessment, é uma avaliação pura de ProfilingComportamental que lhe permitirá saber qual o perfil de cada pessoaque compõe a sua equipa.
Não chega ter colaboradores com as competências profissionais certas. É preciso que cada equipa tenha um equilíbrio de perfis certo, que se complementem e garantam estarem todos em linha com as core competences da empresa e os seus objetivos/metas estratégicas.
Cada colaborador começará por responder a uma série de testes online, que nos permitirão informaticamente ter um primeiro perfil do colaborador. Este resultado é partilhado com cada colaborador pois a chave do sucesso reside no autoconhecimento: quanto maior o entendimento de nós mesmos, mais agimos de forma estruturada em direcção aos nossos objetivos e metas. Os autodiagnósticos permitem ao colaborador entender o seu estilo de pensamento para além de lhe permitir identificar os seus pontos fortes e fracos, com vista à melhoria do seu potencial.
Dependendo da especificidade da equipa, podemos ou não utilizar os exercícios em grupo, usados para analisar o comportamento do indivíduo em relações interpessoais. Numa avaliação desse tipo, um Profiler Specialist SWAT acompanha os exercícios situacionais, analisando as reacções e os comportamentos dos participantes.
Consoante o tipo de equipa, podemos optar por ter um Profiler Specialist a fazer uma avaliação situacional para observar comportamentos específicos dos participantes em situações reais no ambiente de trabalho.
O Profiler Specialist SWAT conduzirá uma entrevista individual com cada colaborador. Utilizando todo o seu conhecimento das ferramentas de Profiling, técnicas de leitura de linguagem corporal e deteção da verdade ou mentira, fará os ajustes necessários aos resultados dados pela ferramenta informática.
Ao longo da intervenção SWAT, a avaliação é contínua e serão agendadas reuniões de feedback com o responsável pelo projecto e com a Administração. O processo de avaliação visa encontrar caminhos que levem a harmonizar as características individuais com as necessidades organizacionais.
No final da intervenção de diagnóstico é produzido um relatório que contém o perfil comportamental de cada um dos colaboradores, bem como o seu potencial de desenvolvimento e os gaps em relação às necessidades organizacionais.
Para se ter equipas de alta performance, é indispensável conseguir-se o equilíbrio perfeito de personalidades para o objetivo a atingir. A harmonia de perfis numa equipa de vendas é diferente da de numa equipa de produção. Mesmo dependendo do sector de atuação da sua empresa, o equilíbrio de perfis tem de ser estudado especificamente. Se tivermos um peso muito grande de um determinado perfil, o ambiente pode ser péssimo, ou depararmo-nos com uma série de colaboradores a trabalharem muito abaixo do seu potencial.
Após o diagnóstico, impõe-se analisar consigo:
Siga-nos:
A SWAT é líder de mercado em Profiling. Desenvolvemos a mais completa ferramenta de Profiling a nível mundial sendo a única ferramenta capaz de dividir as pessoas em 1536 perfis diferentes.
Perto disto tudo o resto sabe a pouco.
SWAT® – ©copyright 2023
powered by Archilike