SWAT – The Profilling Specialist

Menu

Treino: não me tirem daqui!

Treino: não me tirem daqui!

Incentive os seus colaboradores a aprender mais.

Num mundo empresarial em mudança, tem sido crescente a preocupação das empresas com questões como a cultura organizacional, o desenvolvimento de competências e a valorização dos colaboradores através da formação. 

Cada vez mais se conclui que o ambiente de trabalho deve ser constituído por pessoas empenhadas em atingir os objetivos da empresa, mas ao mesmo tempo felizes e em harmonia com o seu trabalho.

Idealmente, o treino e o desenvolvimento devem ser benéficos para todos. Quaisquer iniciativas de treino e desenvolvimento são importantes porque ajudam a garantir que a sua equipa progride continuamente e mantém as suas competências atualizadas. Pode ajudar os seus colaboradores a ser mais produtivos e a simplificar os processos, resultando num melhor resultado final. 

São também uma excelente forma de aumentar a retenção de talentos pois o treino também mostra aos colaboradores que a empresa ou organização os valoriza o suficiente para investir no seu desenvolvimento o que pode vir a traduzir-se em níveis mais elevados de satisfação. 

Ainda assim, vamos ser francos: a maior parte dos seus colaboradores tem uma longa lista de coisas que têm que ser feitas todos os dias… e o treino em que a empresa quer que participem pode não constituir uma prioridade para eles simplesmente porque não estão dispostos a gastar tempo em cursos que, ou não se relacionam diretamente com suas carreiras, ou não oferecem competências práticas que possam usar imediatamente no seu trabalho.

Os treinadores

Os treinadores, por seu turno, sofrem da pressão de terem de ensinar cada vez mais conteúdos em cada vez menos tempo o que pode vir a traduzir-se em sessões cuja metodologia assenta na exposição e em que os participantes raramente têm tempo de aplicar o que aprendem. O que é ensinado não é, pois, “apanhado”.

Isto coloca-os numa posição difícil pois terão de produzir conteúdos desafiantes e criar experiências que envolvam e motivem o seu público concentrando-se no que interessa a esses formandos para mantê-los empenhados.

Treinos SWAT

Na SWAT privilegiamos um treino centrado no participante com técnicas de formação que nos garantem alcançar um maior compromisso por parte dos formandos.

A interação entre os participantes e as atividades de aprendizagem que realizamos fazem-nos ter a certeza de que estamos a aplicar as melhores práticas no ensino de profissionais adultos, aumentado os seus conhecimentos.

A SWAT criou a sua própria metodologia e técnicas para tornar os treinos criativos, memoráveis e inesperados ajudando o treinador a ensinar o dobro da matéria no tempo de que dispõe e promovendo uma competição saudável nas sessões, reconhecendo conquistas e recompensando a aprendizagem e a mudança de comportamento.

Abaixo estão algumas das estratégias que usamos para motivar os participantes nos nossos treinos:

1.    Jogar para aprender

Os jogos são eficazes para aprender. Uma das razões para isso é a sensação de “diversão” que criam nos participantes e têm um impacto importante na forma como o treino é percebido. Quando os participantes estão envolvidos e se divertem, é mais provável que se lembrem do que aprenderam, a longo prazo.

 

2.    Falar menos. Fazer mais.

De certeza que pretende que os formandos tenham mais prática e interação – tanto com o conteúdo do treino quanto com as outras pessoas. O importante é planear atividades e interações que estejam diretamente associadas a cada objetivo de formação.

 

3.    Desafiar os formandos

Já pensou que em vez de listar os objetivos da formação, talvez seja mais eficaz iniciar uma experiência de treino com um desafio ou meta? O cérebro é estimulado pela surpresa, e lidar de forma bem-sucedida com uma situação inesperada provoca uma enorme sensação de satisfação e as pessoas mais felizes tendem a ter mais energia e, assim, a envolver-se mais nas atividades propostas. 

4.    Aplicar como se estivesse a trabalhar

Há que explicar o propósito de cada módulo e conteúdo, usando exemplos reais relacionados com o trabalho diário do formando. Após a introdução de um novo tópico, o mesmo é colocado em contexto através de exemplos de situações/obstáculos que são familiares aos colaboradores no seu local de trabalho e que enfrentam diariamente. 

5.    Demonstrar. Repetir. Praticar.

É importante dar aos formandos oportunidades de praticar e treiná-los para que eles se sintam confiantes usando as suas novas competências. 

6.    Pensar e Partilhar – discussões em grupo

Uma ferramenta sempre eficaz para orientar os formandos em discussões relevantes e significativas e para construir coesão de grupo. Usar pequenos grupos, discussões e simulações vão servir para criar experiências de aprendizagem ativas.

7.    Momentos de silêncio para refletir

A escrita e o silêncio também são usados ​​como ferramentas para promover o pensamento e permitir a reflexão silenciosa, sem filtragem. Usando o silêncio e a escrita, os formandos podem concentrar-se noutros pontos de vista. 

8.    Rir para motivar

O humor é uma excelente forma de manter os participantes motivados. A utilização de personagens humorísticos que refletem situações e personalidades familiares servem para despertar interesse.

9.    Conciliar os interesses individuais do participante

Cada participante é um indivíduo único com os seus próprios objetivos. Encorajar o formando a trabalhar em direção a essas metas, por meio de treino, torna-se um poderoso incentivo para o incentivar a aprender.

10. Promover o feedback tirando partido da experiência dos formandos

O treinador investe tempo em conhecer o seu público para ter uma noção de onde se situam em termos de carreira, que tipo de experiência têm, o que as descrições das suas funções envolvem e o que eles esperam atingir. Com essa informação como base, pode adaptar melhor o trabalho em sala aos formandos e tornar a experiência relevante.

 

Através deste tipo de atividades, vamos conseguir ter participantes que pensam e que encaram o treino como uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento.

Quando conseguimos que os participantes nos nossos treinos relacionem as questões levantadas consigo próprios e exercitem a autorreflexão, sabemos que construímos uma aprendizagem “centrada nas emoções” e potenciámos uma experiência, não apenas um curso.

Depois do treino…

A aprendizagem raramente é um evento único e os formandos começam a esquecer o que aprenderam logo após o treino, sobretudo se não puserem imediatamente em prática os conceitos apreendidos.

Por esse motivo, os programas da SWAT seguem um princípio de aprendizagem de repetição espaçada no tempo (cada novo conteúdo é precedido de um jogo para recordar tudo o que já foi ensinado nos Módulos anteriores), garantindo que os conceitos são reforçados ao longo do tempo para auxiliar a aquisição e retenção de conhecimentos a longo prazo.

Deste modo, os nossos programas têm a duração ideal de dois anos, divididos por várias sessões e nunca esquecendo o reforço e a competição saudável entre as mesmas.

Ao ampliar a experiência de treino dos seus colaboradores, também aumentará os benefícios da repetição espaçada no tempo: enquanto formandos, retêm mais conhecimento quando têm a oportunidade de aplicá-lo várias vezes durante vários dias ou semanas ao longo do ano.

Incluímos sempre oportunidades práticas e desafios para que as pessoas se tornem participantes ativos da sua própria aprendizagem.

Entre em contacto…

Entre em contacto connosco através do email paulaserra@swat.pt pois teremos todo o gosto em mostrar-lhe como conhecer melhor os nossos programas para formar equipas de sucesso, dotando-as de tudo o que precisam para serem tão felizes quanto produtivas.

Autora: Paula Serra

Conheça as nossas ferramentas:​

Os especialistas da SWAT ensinam a sua equipa a seguir uma metodologia que permite entender cada cliente e colaborador, começando por identificar as caraterísticas da respetiva personalidade!

Criamos uma nova ferramenta de consultoria: a SWAT apoia-o na estruturação das suas equipas, tendo em vista a combinação de perfis mais adequada para aumentar a produtividade e satisfação dos seus colaboradores.

Transformação e crescimento são as palavras mais utilizadas pelos participantes para descrever os Retiros SWAT. Agora, incluem-se ferramentas de Profiling que aprofundarão a sua mudança profissional e pessoal!